Proposta

O PPGE está estruturado na área de concentração Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica, e é composto pelas seguintes Linhas de Pesquisa:
  • Currículo e (In)formação – trata das relações entre currículo, formação docente, conhecimento, cultura e comunicação, nos seus aspectos epistemológicos, históricos, sociopolíticos, institucionais, tendo a prática educacional como base instituinte. Integram a linha os seguintes grupos de pesquisa: Currículo e Formação Docente – FORMACCE; Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC; Ensino de Ciências e Matemática – ENCIMA; Formação em Exercício de Professores – FEP; Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In) Formação, Currículo e Trabalho – REDPECT.
  • Linguagens, Subjetivações e Práxis Pedagógica - respeitando a diversidade teóricometodológica, congrega os campos da Filosofia, das Ciências da Linguagem e das Ciências da Educação em ações de ensino, pesquisa e extensão para promoção da práxis pedagógica. Integram a linha os seguintes grupos de pesquisa: Educação e Linguagem – GELING; Educação, política, indivíduo e sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia – EPIS; Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica – GEEPP; História da Educação e Movimentos Sociais; Laboratório de Pedagogia e Psicologia – PEPSI.
  • Política e Gestão da Educação - desenvolve estudos, pesquisas e projetos sobre política - incluindo as políticas públicas - planejamento, gestão, financiamento e avaliação da educação básica e superior dos sistemas de ensino presencial e a distância, tanto no nível dos sistemas quanto no nível das instituições de ensino. Integram a linha os seguintes grupos de pesquisa: Sociedade, Educação, Conhecimento Profissional e Trabalho – SECT; Política e Gestão da Educação; Trabalho e Educação.
  • Educação e Diversidade - estuda a Educação, suas relações e contradições no contexto sociocultural e implicações no currículo, na formação docente e na prática pedagógica, sob múltiplas vertentes: diferenças de gênero, geração, etnias, classes sociais, necessidades especiais, arte e ludicidade. Integram a linha os seguintes grupos de pesquisa: Educação, Cultura e Arte – ECART; Educação e Ludicidade – GEPEL; Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais – GEINE; Filosofia, Gênero e Educação – GEFIGE; Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais; GRIÔ: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação.
  • Educação, Cultura Corporal e Lazer - estuda questões significativas da práxis pedagógica, formação de professores e políticas públicas em torno de múltiplas temáticas da educação: corpo/cultura, etnias, mídia/memória/imagem, esporte/lazer, infância/juventude, como temas transversais de pesquisa e a história como referência. Integram a linha os seguintes grupos de pesquisa: Cotidiano, Resgate, Pesquisa e Orientação – CORPO; Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer – LEPEL; História, Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade – HCEL; Mídia, Memória, Educação e Lazer – MEL; Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação – MTE, sendo que este último foi criado e registrado no diretório de grupos do CNPq, em 2015 – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9320923029513945. O delineamento curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia está organizado de forma que mestrandos e doutorandos, independentemente das linhas a que estejam vinculados, devem cursar as seguintes disciplinas obrigatórias:
1- Abordagens e Técnicas de Pesquisa em Educação (4 créditos)
2- Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica (4 créditos)
 
A primeira tem como objetivo compreender o desenvolvimento de pesquisas do tipo qualitativa, quantitativa e mista. A disciplina engloba desde a concepção teórico-conceitual das diferentes abordagens metodológicas até o trabalho de campo e a produção do relatório final, de forma a poder avaliar criticamente as opções existentes entre as diversas abordagens, estratégias, técnicas e procedimentos inerentes à investigação científica, fornecendo subsídios para uma ação consistente e consciente, por parte do discente, na produção do conhecimento na área da educação. Já a segunda disciplina objetiva analisar a relação entre o processo histórico brasileiro e a educação, entendendo esta como um espaço pedagógico e político e base dos processos de transformação social. Também objetiva discutir a relação entre as revoluções científicas e tecnológicas e a educação, bem como os fenômenos de exclusão e inclusão sociais e culturais.
Ainda busca compreender a perspectiva sociocultural como espaço - mediação de constituição do sujeito, de reconhecimento, de autoestima e heteroestima, de liberdade, de inter e trans subjetividade, de cidadania e de ciência. Além das duas disciplinas obrigatórias, os Mestrandos realizam as atividades obrigatórias de Pesquisa Orientada e Projeto de Dissertação (4 créditos), e os Doutorandos realizam as atividades obrigatórias de Pesquisa Orientada, Exame de Qualificação e Projeto de Tese I e II (8 créditos). Às atividades obrigatórias Pesquisa Orientada e Exame de Qualificação não são atribuídos créditos.
As atividades de Projeto de Dissertação e Projeto de Tese (I e II), desenvolvidas em forma de seminários, constituem-se na reelaboração do projeto de pesquisa, sob orientação de um professor do Programa, em sintonia com o professor orientador de cada aluno. Nestas atividades, cada aluno deve definir o foco, a problemática, os objetivos e a metodologia da sua pesquisa, de forma que o Projeto de Tese ou de Dissertação possa ser encaminhado ao Colegiado do curso
para o exame de qualificação.
Ambos, mestrandos e doutorandos cursam ainda duas disciplinas optativas, de quatro créditos cada uma, dentro de um elenco de disciplinas oferecidas pelo PPGE. Também podem cursar as atividades optativas Tirocínio Docente Orientado e Participação em Pesquisa do Curso, ambas sem creditação, mas que buscam qualificar a formação do pós-graduando para o ensino e para a pesquisa. No total, são 24 créditos para o Doutorado, distribuídos em uma carga horária de 408 horas/aula, e 20 créditos para o Mestrado, distribuídos em 340 horas/aula. O aluno bolsista Capes, de doutorado, ainda cursa a atividade obrigatória Estágio Docente Orientado de dois semestres. Mestrandos e doutorandos também precisam demonstrar proficiência (capacidade de compreender textos) em língua estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão ou Italiano), sendo uma língua para o Mestrado e duas para o Doutorado.
Nas disciplinas, obrigatórias e optativas, os alunos são avaliados por frequência às aulas e por notas (escala de zero a dez, conforme as Normas da UFBA). Já nas atividades, os alunos são avaliados por conceito (aprovado ou reprovado).
Português, Brasil