Linha de Pesquisa

Ementa: Currículo e (In)Formação

Relações entre currículo, formação docente, conhecimento, cultura e comunicação, nos seus aspectos epistemológicos, históricos, sociopolíticos, institucionais, tendo a prática educacional como base instituinte.
 
Grupos de pesquisa:
  • Currículo e Formação Docente - FORMACCE
  • Didática Intercultural e Tecnologias - DIDATEC
  • Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais - EDUTEC
  • Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC
  • Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
  • Formação em Exercício de Professores - FEP
Docentes:

Ementa: Educação, Cultura Corporal e Lazer

Estudo de questões significativas da práxis pedagógica, formação de professores e políticas públicas em torno de múltiplas temáticas da educação. Corpo/cultura; etnias; mídia/memória/imagem; esporte/lazer, infância/juventude como temas transversais de pesquisa e a história como referência.
 
Grupos de pesquisa:
  •  Cotidiano, Resgate, Pesquisa e Orientação - CORPO
  •  Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer – LEPEL
  •  Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo – GEPEC
  •  Grupo de Pesquisa Marxismo e Ensino da Educação Física - EFEMARX
  •  História, Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade - HCEL
  •  Mídia, Memória, Educação e Lazer - MEL
  •  Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação - MTE
  •  Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo - GEPEC
Docentes:

Ementa: Educação e Diversidade

Estuda a Educação, suas relações e contradições no contexto sociocultural e implicações no currículo, na formação docente e na prática pedagógica, sob múltiplas vertentes: diferenças de gênero, geração, etnias, classes sociais, necessidades especiais, arte e ludicidade.
 
Grupos de pesquisa:
  •  Educação e Ludicidade - GEPEL
  •  Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais - GEINE
  •  Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação - GRIÔ
  •  Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais
Docentes:

Ementa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica

Respeitando a diversidade teórico-metodológica, congrega os campos da Filosofia, das Ciências da Linguagem e das Ciências da Educação em ações de ensino, pesquisa e extensão para promoção da práxis pedagógica.
 
Grupos de pesquisa:
  •  Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem – GELING
  •  Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e História da Educação – MEHED
  •  Educação, Política, Indivíduo e Soc.: leituras a partir da pedag., da psic. e da Filosofia - EPIS
  •  Laboratório de Pedagogia e Psicologia – PEPSI
Docentes:

Ementa: Política e Gestão da Educação

Desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos sobre política - incluindo as políticas públicas - planejamento, gestão, financiamento e avaliação da educação básica e superior dos sistemas de ensino presencial e a distância, tanto no nível dos sistemas quanto no nível das instituições de
ensino.
 
Grupo de pesquisa: 
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – GEPPOLE
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias - GEPEICI
  • Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital - LTI Digital
Sub-Linhas:
 
Análise de políticas, programas e acesso da/na Educação Superior
 
Estado, Sociedade e Educação: avaliação e gestão no nível dos sistemas de ensino
 
Políticas de Ciência, Tecnologia e Informação
 
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
 
Políticas de Formação dos profissionais da educação
 
Docentes:

 

Português, Brasil