Silvanne Ribeiro Velázquez

Descrição: 

Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, lotada na Faculdade de Educação (FACED). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (2000), mestrado em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona (2002) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona (2009), revalidados em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou sua carreira profissional no ensino superior na Universidad de Barcelona na qual, além de concluir seus estudos de mestrado e doutourado, trabalhou como pesquisadora, bolsista e professora convidada. Durante muitos anos formou parte do grupo de pesquisa em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita dirigido pela Dra. Ana Teberosky (Universidad de Barcelona). Ademais, foi colaboradora em pesquisas no Instituto Municipal de Investigación en Psicología Aplicada a la Educación (IMIPAE) e no Institut d`Educació em Barcelona, cidade na qual também realizou práticas colaborativas em escolas municipais de Educação Infantil. Atuou como professora pesquisadora do curso de psicologia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (FBDC) e em outras IES na cidade de Salvador, além de formadora de professores em diversos programas governamentais (Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação - FNDE). Atuou como coordenadora do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Ed. Infantil (NEPESSI) pertencente à FACED/UFBA ,nos biênios 2017/2019 e 2019/20221, sendo membro do mesmo núcleo na atualidade. Possui experiências nas áreas de Educação Infantil, Formação de Professores, Alfabetização Inicial e Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e desenvolvimento infantis, apropriação da linguagem oral e escrita, alfabetização e letramento, consciência e habilidades metalinguísticas, currículo e práticas pedagógicas na Educação Infantil. Atualmente é uma das líderes do GEPEICI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Crianças e Infâncias/UFBA) e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFBA), na linha de pesquisa Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica.