Robert Evan Verhine

Descrição: 

Robert (Bob) Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universität Hamburg. Nascido e criado na Califórnia (EUA), trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Além disso, é Coordenador da CAPES para a Área de Educação. É também membro do Conselho Científica da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e membro-fundador da Academia de Ciências da Bahia. Nos anos recentes, atuou como Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil e membro da Comissão Editorial do CNPq. No passado, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Representante da Área de Educação junto à CAPES, membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP, membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq, Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq e Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 1B). Também ocupou posições tais como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (órgão suplementar da UFBA) e Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. E ainda, foi Coordenador da Região Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e Vice-Coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED). No cenário internacional, atuou como Visiting Scholar nas seguintes instituições: Universität Hamburg, Brown University, Universidade de Lisboa, Stanford University e a Universidade Nacional de Timor Leste. Suas áreas de ênfase são: Economia da Educação, Avaliação Educacional, Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada.