Maria Virgínia Machado Dazzani

Descrição: 

É professora associada II do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), ambos com bolsa CAPES. Realizou no período de 2002-2003 estágio de pesquisa com bolsa sanduíche (CAPES) na Purdue University (Indiana, Estados Unidos). Realizou estágio pós-doutoral na Clark University, Estados Unidos (CAPES/2009-2010 e CNPq/2015-2016), sob a orientação do Prof. Dr. Jaan Valsiner e Michael Bamberg, respectivamente. Realizou Missão de Trabalho no Exterior (PRINT/CAPES/UFBA) no GRIS (Research Group on Social Interaction/ Psychology Lab.) na Università degli Studi di Salerno (Itália), no período de julho a agosto de 2019. É credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação, ambos da Universidade Federal da Bahia, além de coordenadora do grupo de pesquisa intitulado Investigações em Psicologia Cultural: Cultura, Linguagem, Transições e Trajetórias Desenvolvimentais (CULTS/UFBA). Compôs a coordenação da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica, na área de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (março de 2013 a dezembro de 2014/ março de 2015 a dezembro de 2016). Participa do Núcleo de Estudos Sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais/CNPq do qual é a líder e do K- Seminar Network (grupo de pesquisadores de várias nacionalidades, coordenado por Jaan Valsiner, com sede na Aalborg University, Dinamarca). É membro do GT Psicologia Escolar e Educacional (ANPEPP). Atualmente é membro do Comitê Científico da Editora Springer (New York) na Book Series on Cultural Psychology of Education. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relação família-escola-comunidade, dinâmicas psicossociais e educacionais em contextos de pobreza, queixa escolar, conhecimento e aprendizagem. Sua experiência de pesquisa situa-se na interface entre a Psicologia Semiótico-Cultural do Desenvolvimento e a Educação. Interessa-se pelo estudo do desenvolvimento em contextos culturais. Desenvolve pesquisas que envolvem: (a) a análise de narrativas e de transições desenvolvimentais, considerando a família e a escola enquanto contextos culturais de desenvolvimento (práticas ligadas à participação da família na vida escolar,à criação de filhos etc) e (b) a análise das demandas de queixa escolar e compreensão do fenômeno do fracasso escolar.

Linha de Pesquisa: